Radiador e eletroventilador: o que observar antes que o motor superaqueça
Evite danos sérios no motor do carro com a manutenção correta do sistema de arrefecimento
Um motor superaquecido pode causar problemas graves como empenamento do cabeçote, queima da junta e até a perda total do motor. E a origem, muitas vezes, está em componentes simples como o radiador ou o eletroventilador.
Estes dois itens são fundamentais no sistema de arrefecimento do carro e trabalham em conjunto para controlar a temperatura do motor. Saber identificar sinais de falha e manter a manutenção preventiva em dia é essencial para evitar prejuízos.
Neste artigo vamos:
Como funciona o sistema de arrefecimento automotivo?
O sistema de arrefecimento tem como principal função controlar a temperatura do motor, evitando o superaquecimento. Ele é composto por diversas peças, entre elas:
O líquido de arrefecimento circula pelo motor, absorve o calor e passa pelo radiador, onde é resfriado com a ajuda do eletroventilador. Esse processo garante que o motor funcione entre 90 °C e 105 °C.
Qual a função do radiador e do eletroventilador?
Radiador
É um trocador de calor. Sua principal função é resfriar o líquido de arrefecimento que sai quente do motor. O radiador tem tubos e aletas metálicas que aumentam a área de troca térmica, dissipando o calor para o ar ambiente.
👉 Clique aqui e veja na íntegra a importância do radiador.
Eletroventilador
É acionado automaticamente por um sensor quando a temperatura do líquido atinge um limite pré-definido. Ele força a passagem de ar pelo radiador, ajudando no resfriamento — especialmente quando o carro está parado ou em baixa rotação.
👉 Clique aqui e confira nosso artigo completo sobre eletroventilador.
Sinais de falha no radiador ou eletroventilador
1. Aumento da temperatura do motor
Se o marcador de temperatura passa dos 105 °C com frequência, pode haver falha no sistema de arrefecimento.
2. Vazamento de líquido de arrefecimento
Manchas no chão da garagem ou nível baixo constante no reservatório são sinais clássicos de vazamento.
3. Eletroventilador não arma
Se você não ouve o barulho do ventilador após alguns minutos com o motor quente, o eletroventilador pode estar queimado, com falha elétrica ou com sensor de temperatura defeituoso.
4. Água fervendo no reservatório
Se o líquido borbulha e sai pela tampa do reservatório, o radiador pode estar entupido ou o eletroventilador não está funcionando corretamente.
Erros que causam superaquecimento
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Um problema no compressor do ar-condicionado pode transformar uma simples manutenção em um prejuízo de milhares de reais. Mas com atenção aos sinais e cuidados básicos, esse componente essencial pode durar de 8 a 12 anos em perfeito funcionamento.
Por ser o coração do sistema de climatização automotivo, a falha do compressor é uma das causas mais comuns de problemas no ar-condicionado do carro. Por isso, identificar sinais de desgaste ainda no início pode evitar uma troca completa — que custa muito mais do que uma manutenção preventiva, com valores entre R$ 200 e R$ 450.
Neste artigo vamos:
O compressor é responsável por dar início ao ciclo de refrigeração do sistema de ar-condicionado. Ele comprime o fluido refrigerante e o envia para o condensador, onde o gás se transforma em líquido e continua o ciclo até chegar ao evaporador — onde o ar finalmente é resfriado.
Sem o compressor, o sistema simplesmente não funciona. Por isso, é considerado o "coração" do ar-condicionado do carro.
👉 No episódio 1 do Qualy Explica no nosso canal do YouTube, mostramos o funcionamento completo desse sistema. Assista e veja todos os detalhes!
Um compressor em boas condições garante:
Ou seja, quando o compressor falha, o problema vai muito além de não ter ar gelado.
*A ausência do som “plac”, característico ao acionar o ar-condicionado, também pode ser um alerta.
Se o ar do carro só gela em baixa rotação ou apenas quando você acelera, pode haver problemas no ciclo de trabalho do compressor, falta de gás ou defeitos na embreagem magnética.
Mas como diferenciar?
Sintoma | Falta de gás | Falha no compressor |
---|---|---|
Ar pouco gelado | ✅ | ❌ |
Ruídos anormais | ❌ | ✅ |
Sistema liga/desliga sozinho | ✅ | ✅ |
Superaquecimento do compressor | ❌ | ✅ |
⚠️ Atenção: Se for necessário completar o gás com frequência, é sinal de vazamento, não apenas falta de gás.
Evite cair em armadilhas que prejudicam o compressor:
Quanto antes você identificar os problemas no compressor, menores serão os gastos. Fazer a manutenção preventiva com frequência, observar os sinais e manter os componentes em dia é a chave para prolongar a vida útil do sistema de ar-condicionado automotivo.
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O filtro secador mantém o sistema sem umidade e também de absorve partículas que se desprendem do ar-condicionado do seu veículo.
Em um sistema automotivo existem dois tipos de filtros secadores, sendo um do tipo reservatório de líquido e outro do tipo acumulador. O filtro secador do tipo reservatório de líquido é colocado depois do condensador e tem a função de armazenar líquido para que esse chegue até a válvula de expansão. Eles filtram, acumulam e retiram a umidade do gás refrigerante. Já o filtro secador do tipo acumulador fica depois do evaporador e tem a função de acumular o líquido, mas de forma que ele só seja liberado em forma de vapor para ser enviado de volta ao compressor.
Quando trocar o filtro secador?
Sempre que o filtro secador estiver saturado, obstruindo a passagem do fluido ou oferecendo grande perda de carga, devemos descartar o item e substituí-lo. Ele também deve trocado quando há desgaste no compressor. Não há reparos para os filtros secadores. Quando apresentar algum problema, troque-o. Precisa adquirir um filtro secador? A gente te ajuda. Peça com Qualy!
Assista abaixo mais detalhes sobre este componente: