Blog Qualy
Eletroventilador: Dúvidas e Funcionamento
Peça com Qualy
Eletroventilador: Dúvidas e Funcionamento

Também conhecido como ventoinha do seu carro, o eletroventilador força a passagem de ar através do radiador e, consequentemente, resfria o líquido que passa por ele. É um componente fundamental para o sistema de ar condicionado do seu carro. Veja as principais dúvidas dos motoristas a respeito deste item.

Por que o eletroventilador dispara após o carro desligar?

O eletroventilador é acionado quando há baixa circulação de ar. Nessa situação, o radiador não consegue desempenhar bem a troca térmica necessária para atenuar a temperatura do líquido de arrefecimento, assegurando que o motor funcione entre 80 °C e 100 °C. No entanto, no momento em que o carro é desligado, não há fluxo de ar entrando constantemente no sistema, que ainda está com a temperatura elevada. Isso faz com que o eletroventilador seja acionado para promover a circulação do ar e reduzir o calor. Portanto, é esperado que eletroventilador comece a funcionar após o desligamento do carro para evitar o superaquecimento do motor.

O que deve ser quando a ventoinha liga toda hora?

Pode haver um problema de carga passando direto para a peça e acionando-a ou algum dano nos componentes eletrônicos da ventoinha, que estejam acionando-a de maneira errada.

Para que serve a resistência do eletroventilador?

O módulo de resistência do eletroventilador tem a função de armar e desarmar a ventoinha, evitando assim que o motor do veículo aqueça.

Quando a ventoinha tem que armar?

Após a temperatura subir, a ventoinha precisa ser acionada. Caso faça algum barulho fora do normal, é bom verificar com um técnico um possível problema.

O que é defletor do Eletroventilador?

É um item que viabiliza a instalação do eletroventilador, que está localizado na parte dianteira do veículo, na frente ou atrás do radiador. Composto de carenagem e suporte, o defletor de ar garante a fixação do eletroventilador junto ao corpo radiador.

Qual é a temperatura ideal para ligar a ventoinha?

A temperatura ideal de trabalho dos motores é de aproximadamente 105º C. Para manter essa temperatura o mais tempo possível, o sistema de arrefecimento entra em ação de forma constante, o que implica no acionamento da ventoinha.

É normal a ventoinha demorar a desligar?

O que a ventoinha faz, no caso, é justamente ajudar a resfriar o radiador. O que por sua vez impede que o motor entre em um superaquecimento. Assim, fica claro que não seria totalmente anormal ou inaceitável ela continuar girando após desligar o carro.

O que faz a ventoinha parar de funcionar?

Ventoinha danificada. A ventoinha por si própria pode estar desgastada, fios com mal contato, corrosão e esses problemas infelizmente são inevitáveis. Verifique cuidadosamente todos os componentes relacionados à ventoinha, pode ser que ela tenha parado de funcionar por conta de um fio ou outro sem corrente.

Por que a ventoinha liga com o motor frio?

Pode ser algum problema no sensor da temperatura, já que essa peça é responsável por determinar quando a ventoinha deve ser acionada e quando ela faz a leitura da temperatura do sistema de arrefecimento do motor.

Compartilhar:
LEIA TAMBÉM