Um problema no compressor do ar-condicionado pode transformar uma simples manutenção em um prejuízo de milhares de reais. Mas com atenção aos sinais e cuidados básicos, esse componente essencial pode durar de 8 a 12 anos em perfeito funcionamento.
Por ser o coração do sistema de climatização automotivo, a falha do compressor é uma das causas mais comuns de problemas no ar-condicionado do carro. Por isso, identificar sinais de desgaste ainda no início pode evitar uma troca completa — que custa muito mais do que uma manutenção preventiva, com valores entre R$ 200 e R$ 450.
Neste artigo vamos:
O compressor é responsável por dar início ao ciclo de refrigeração do sistema de ar-condicionado. Ele comprime o fluido refrigerante e o envia para o condensador, onde o gás se transforma em líquido e continua o ciclo até chegar ao evaporador — onde o ar finalmente é resfriado.
Sem o compressor, o sistema simplesmente não funciona. Por isso, é considerado o "coração" do ar-condicionado do carro.
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Um compressor em boas condições garante:
Ou seja, quando o compressor falha, o problema vai muito além de não ter ar gelado.
*A ausência do som “plac”, característico ao acionar o ar-condicionado, também pode ser um alerta.
Se o ar do carro só gela em baixa rotação ou apenas quando você acelera, pode haver problemas no ciclo de trabalho do compressor, falta de gás ou defeitos na embreagem magnética.
Mas como diferenciar?
Sintoma | Falta de gás | Falha no compressor |
---|---|---|
Ar pouco gelado | ✅ | ❌ |
Ruídos anormais | ❌ | ✅ |
Sistema liga/desliga sozinho | ✅ | ✅ |
Superaquecimento do compressor | ❌ | ✅ |
⚠️ Atenção: Se for necessário completar o gás com frequência, é sinal de vazamento, não apenas falta de gás.
Evite cair em armadilhas que prejudicam o compressor:
Quanto antes você identificar os problemas no compressor, menores serão os gastos. Fazer a manutenção preventiva com frequência, observar os sinais e manter os componentes em dia é a chave para prolongar a vida útil do sistema de ar-condicionado automotivo.
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O filtro secador mantém o sistema sem umidade e também de absorve partículas que se desprendem do ar-condicionado do seu veículo.
Em um sistema automotivo existem dois tipos de filtros secadores, sendo um do tipo reservatório de líquido e outro do tipo acumulador. O filtro secador do tipo reservatório de líquido é colocado depois do condensador e tem a função de armazenar líquido para que esse chegue até a válvula de expansão. Eles filtram, acumulam e retiram a umidade do gás refrigerante. Já o filtro secador do tipo acumulador fica depois do evaporador e tem a função de acumular o líquido, mas de forma que ele só seja liberado em forma de vapor para ser enviado de volta ao compressor.
Quando trocar o filtro secador?
Sempre que o filtro secador estiver saturado, obstruindo a passagem do fluido ou oferecendo grande perda de carga, devemos descartar o item e substituí-lo. Ele também deve trocado quando há desgaste no compressor. Não há reparos para os filtros secadores. Quando apresentar algum problema, troque-o. Precisa adquirir um filtro secador? A gente te ajuda. Peça com Qualy!
Assista abaixo mais detalhes sobre este componente:
Também conhecido como ventoinha do seu carro, o eletroventilador força a passagem de ar através do radiador e, consequentemente, resfria o líquido que passa por ele. É um componente fundamental para o sistema de ar condicionado do seu carro. Veja as principais dúvidas dos motoristas a respeito deste item.
Por que o eletroventilador dispara após o carro desligar?
O eletroventilador é acionado quando há baixa circulação de ar. Nessa situação, o radiador não consegue desempenhar bem a troca térmica necessária para atenuar a temperatura do líquido de arrefecimento, assegurando que o motor funcione entre 80 °C e 100 °C. No entanto, no momento em que o carro é desligado, não há fluxo de ar entrando constantemente no sistema, que ainda está com a temperatura elevada. Isso faz com que o eletroventilador seja acionado para promover a circulação do ar e reduzir o calor. Portanto, é esperado que eletroventilador comece a funcionar após o desligamento do carro para evitar o superaquecimento do motor.
O que deve ser quando a ventoinha liga toda hora?
Pode haver um problema de carga passando direto para a peça e acionando-a ou algum dano nos componentes eletrônicos da ventoinha, que estejam acionando-a de maneira errada.
Para que serve a resistência do eletroventilador?
O módulo de resistência do eletroventilador tem a função de armar e desarmar a ventoinha, evitando assim que o motor do veículo aqueça.
Quando a ventoinha tem que armar?
Após a temperatura subir, a ventoinha precisa ser acionada. Caso faça algum barulho fora do normal, é bom verificar com um técnico um possível problema.
O que é defletor do Eletroventilador?
É um item que viabiliza a instalação do eletroventilador, que está localizado na parte dianteira do veículo, na frente ou atrás do radiador. Composto de carenagem e suporte, o defletor de ar garante a fixação do eletroventilador junto ao corpo radiador.
Qual é a temperatura ideal para ligar a ventoinha?
A temperatura ideal de trabalho dos motores é de aproximadamente 105º C. Para manter essa temperatura o mais tempo possível, o sistema de arrefecimento entra em ação de forma constante, o que implica no acionamento da ventoinha.
É normal a ventoinha demorar a desligar?
O que a ventoinha faz, no caso, é justamente ajudar a resfriar o radiador. O que por sua vez impede que o motor entre em um superaquecimento. Assim, fica claro que não seria totalmente anormal ou inaceitável ela continuar girando após desligar o carro.
O que faz a ventoinha parar de funcionar?
Ventoinha danificada. A ventoinha por si própria pode estar desgastada, fios com mal contato, corrosão e esses problemas infelizmente são inevitáveis. Verifique cuidadosamente todos os componentes relacionados à ventoinha, pode ser que ela tenha parado de funcionar por conta de um fio ou outro sem corrente.
Por que a ventoinha liga com o motor frio?
Pode ser algum problema no sensor da temperatura, já que essa peça é responsável por determinar quando a ventoinha deve ser acionada e quando ela faz a leitura da temperatura do sistema de arrefecimento do motor.