Problemas no compressor do ar-condicionado do carro
Qualy Esclarece
Problemas no compressor do ar-condicionado do carro

Detecte problemas no compressor do ar-condicionado antes que seja tarde

 

Um problema no compressor do ar-condicionado pode transformar uma simples manutenção em um prejuízo de milhares de reais. Mas com atenção aos sinais e cuidados básicos, esse componente essencial pode durar de 8 a 12 anos em perfeito funcionamento.

Por ser o coração do sistema de climatização automotivo, a falha do compressor é uma das causas mais comuns de problemas no ar-condicionado do carro. Por isso, identificar sinais de desgaste ainda no início pode evitar uma troca completa — que custa muito mais do que uma manutenção preventiva, com valores entre R$ 200 e R$ 450.

Neste artigo vamos:

  • Identificar os principais sinais de desgaste do compressor;
  • Entender como o sistema de climatização funciona;
  • Evitar erros que elevam o custo do reparo;
  • Economizar com diagnóstico preventivo.

 

Como funciona o compressor do ar-condicionado automotivo?

O compressor é responsável por dar início ao ciclo de refrigeração do sistema de ar-condicionado. Ele comprime o fluido refrigerante e o envia para o condensador, onde o gás se transforma em líquido e continua o ciclo até chegar ao evaporador — onde o ar finalmente é resfriado.

Sem o compressor, o sistema simplesmente não funciona. Por isso, é considerado o "coração" do ar-condicionado do carro.

👉 No episódio 1 do Qualy Explica no nosso canal do YouTube, mostramos o funcionamento completo desse sistema. Assista e veja todos os detalhes!

 

Por que o compressor é tão importante?

Um compressor em boas condições garante:

  • Conforto térmico, especialmente nos dias mais quentes;
  • Qualidade do ar, já que o sistema trabalha junto ao filtro de cabine;
  • Segurança, pois o desembaçador dos vidros depende do ar-condicionado para funcionar corretamente.

Ou seja, quando o compressor falha, o problema vai muito além de não ter ar gelado.

 

Sinais visuais e sonoros de que algo está errado

 

1. Ruídos ao ligar o ar-condicionado

  • Chiado: pode indicar baixo nível de gás refrigerante ou correia frouxa;
  • Estalos ou batidas: podem sinalizar peças soltas ou desgaste interno;
  • Rangidos: costumam estar ligados à embreagem magnética ou falta de lubrificação.

*A ausência do som “plac”, característico ao acionar o ar-condicionado, também pode ser um alerta.

 

2. Vazamentos ou manchas

  • Manchas de óleo visíveis nas tubulações ou no próprio compressor;
  • Cheiro de gás refrigerante logo após ligar o ar;
  • Bolhas em testes com água e sabão revelam vazamentos sutis.

 

3. Superaquecimento ou aparência danificada

  • O superaquecimento pode ocorrer por ventilação insuficiente, nível baixo de óleo ou excesso de carga;
  • Temperaturas acima de 150 °C comprometem a lubrificação, e a 180 °C o óleo se vaporiza — o que pode danificar seriamente o motor do compressor.

 

Quando o ar não gela: compressor ou falta de gás?

Se o ar do carro só gela em baixa rotação ou apenas quando você acelera, pode haver problemas no ciclo de trabalho do compressor, falta de gás ou defeitos na embreagem magnética.

Mas como diferenciar?

SintomaFalta de gásFalha no compressor
Ar pouco gelado
Ruídos anormais
Sistema liga/desliga sozinho
Superaquecimento do compressor

⚠️ Atenção: Se for necessário completar o gás com frequência, é sinal de vazamento, não apenas falta de gás.

 

Erros comuns que aumentam o custo do reparo

Evite cair em armadilhas que prejudicam o compressor:

  • Ignorar ruídos iniciais;
  • Recarregar o gás sem identificar vazamentos;
  • Postergar a manutenção preventiva;
  • Usar peças ou fluido inadequados;
  • Rodar com o sistema inativo por muito tempo (o ideal é ligar o ar ao menos uma vez por semana, mesmo no frio).

 

Detecte cedo e economize

Quanto antes você identificar os problemas no compressor, menores serão os gastos. Fazer a manutenção preventiva com frequência, observar os sinais e manter os componentes em dia é a chave para prolongar a vida útil do sistema de ar-condicionado automotivo.

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Fique por dentro dos cuidados com o filtro secador do seu carro
Peça com Qualy
Fique por dentro dos cuidados com o filtro secador do seu carro

O filtro secador mantém o sistema sem umidade e também de absorve partículas que se desprendem do ar-condicionado do seu veículo.



 

Em um sistema automotivo existem dois tipos de filtros secadores, sendo um do tipo reservatório de líquido e outro do tipo acumulador. O filtro secador do tipo reservatório de líquido é colocado depois do condensador e tem a função de armazenar líquido para que esse chegue até a válvula de expansão. Eles filtram, acumulam e retiram a umidade do gás refrigerante. Já o filtro secador do tipo acumulador fica depois do evaporador e tem a função de acumular o líquido, mas de forma que ele só seja liberado em forma de vapor para ser enviado de volta ao compressor.



 

Quando trocar o filtro secador?



 

Sempre que o filtro secador estiver saturado, obstruindo a passagem do fluido ou oferecendo grande perda de carga, devemos descartar o item e substituí-lo. Ele também deve trocado quando há desgaste no compressor. Não há reparos para os filtros secadores. Quando apresentar algum problema, troque-o. Precisa adquirir um filtro secador? A gente te ajuda. Peça com Qualy!



 

Assista abaixo mais detalhes sobre este componente:



 

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Eletroventilador: Dúvidas e Funcionamento
Peça com Qualy
Eletroventilador: Dúvidas e Funcionamento

Também conhecido como ventoinha do seu carro, o eletroventilador força a passagem de ar através do radiador e, consequentemente, resfria o líquido que passa por ele. É um componente fundamental para o sistema de ar condicionado do seu carro. Veja as principais dúvidas dos motoristas a respeito deste item.

Por que o eletroventilador dispara após o carro desligar?

O eletroventilador é acionado quando há baixa circulação de ar. Nessa situação, o radiador não consegue desempenhar bem a troca térmica necessária para atenuar a temperatura do líquido de arrefecimento, assegurando que o motor funcione entre 80 °C e 100 °C. No entanto, no momento em que o carro é desligado, não há fluxo de ar entrando constantemente no sistema, que ainda está com a temperatura elevada. Isso faz com que o eletroventilador seja acionado para promover a circulação do ar e reduzir o calor. Portanto, é esperado que eletroventilador comece a funcionar após o desligamento do carro para evitar o superaquecimento do motor.

O que deve ser quando a ventoinha liga toda hora?

Pode haver um problema de carga passando direto para a peça e acionando-a ou algum dano nos componentes eletrônicos da ventoinha, que estejam acionando-a de maneira errada.

Para que serve a resistência do eletroventilador?

O módulo de resistência do eletroventilador tem a função de armar e desarmar a ventoinha, evitando assim que o motor do veículo aqueça.

Quando a ventoinha tem que armar?

Após a temperatura subir, a ventoinha precisa ser acionada. Caso faça algum barulho fora do normal, é bom verificar com um técnico um possível problema.

O que é defletor do Eletroventilador?

É um item que viabiliza a instalação do eletroventilador, que está localizado na parte dianteira do veículo, na frente ou atrás do radiador. Composto de carenagem e suporte, o defletor de ar garante a fixação do eletroventilador junto ao corpo radiador.

Qual é a temperatura ideal para ligar a ventoinha?

A temperatura ideal de trabalho dos motores é de aproximadamente 105º C. Para manter essa temperatura o mais tempo possível, o sistema de arrefecimento entra em ação de forma constante, o que implica no acionamento da ventoinha.

É normal a ventoinha demorar a desligar?

O que a ventoinha faz, no caso, é justamente ajudar a resfriar o radiador. O que por sua vez impede que o motor entre em um superaquecimento. Assim, fica claro que não seria totalmente anormal ou inaceitável ela continuar girando após desligar o carro.

O que faz a ventoinha parar de funcionar?

Ventoinha danificada. A ventoinha por si própria pode estar desgastada, fios com mal contato, corrosão e esses problemas infelizmente são inevitáveis. Verifique cuidadosamente todos os componentes relacionados à ventoinha, pode ser que ela tenha parado de funcionar por conta de um fio ou outro sem corrente.

Por que a ventoinha liga com o motor frio?

Pode ser algum problema no sensor da temperatura, já que essa peça é responsável por determinar quando a ventoinha deve ser acionada e quando ela faz a leitura da temperatura do sistema de arrefecimento do motor.

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