Radiador e eletroventilador: o que observar antes que o motor superaqueça
Evite danos sérios no motor do carro com a manutenção correta do sistema de arrefecimento
Um motor superaquecido pode causar problemas graves como empenamento do cabeçote, queima da junta e até a perda total do motor. E a origem, muitas vezes, está em componentes simples como o radiador ou o eletroventilador.
Estes dois itens são fundamentais no sistema de arrefecimento do carro e trabalham em conjunto para controlar a temperatura do motor. Saber identificar sinais de falha e manter a manutenção preventiva em dia é essencial para evitar prejuízos.
Neste artigo vamos:
Como funciona o sistema de arrefecimento automotivo?
O sistema de arrefecimento tem como principal função controlar a temperatura do motor, evitando o superaquecimento. Ele é composto por diversas peças, entre elas:
O líquido de arrefecimento circula pelo motor, absorve o calor e passa pelo radiador, onde é resfriado com a ajuda do eletroventilador. Esse processo garante que o motor funcione entre 90 °C e 105 °C.
Qual a função do radiador e do eletroventilador?
Radiador
É um trocador de calor. Sua principal função é resfriar o líquido de arrefecimento que sai quente do motor. O radiador tem tubos e aletas metálicas que aumentam a área de troca térmica, dissipando o calor para o ar ambiente.
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Eletroventilador
É acionado automaticamente por um sensor quando a temperatura do líquido atinge um limite pré-definido. Ele força a passagem de ar pelo radiador, ajudando no resfriamento — especialmente quando o carro está parado ou em baixa rotação.
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Sinais de falha no radiador ou eletroventilador
1. Aumento da temperatura do motor
Se o marcador de temperatura passa dos 105 °C com frequência, pode haver falha no sistema de arrefecimento.
2. Vazamento de líquido de arrefecimento
Manchas no chão da garagem ou nível baixo constante no reservatório são sinais clássicos de vazamento.
3. Eletroventilador não arma
Se você não ouve o barulho do ventilador após alguns minutos com o motor quente, o eletroventilador pode estar queimado, com falha elétrica ou com sensor de temperatura defeituoso.
4. Água fervendo no reservatório
Se o líquido borbulha e sai pela tampa do reservatório, o radiador pode estar entupido ou o eletroventilador não está funcionando corretamente.
Erros que causam superaquecimento
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